Ensino Médio
Publicado em: 2010-12-13 | Postado por: IFPJ | Comentarios: (3)

O IFPJ dá importância à formação de cidadãos que aprendam a ser, a fazer e conviver, cidadãos com identidade e autonomia.

Tal objetivo é alcançado a partir de uma organização séria e exigente de funcionamento, adoção de material didático de qualidade, seleção de corpo docente habilitado e competente para o uso de metodologia atualizada e eficiente.

Nesta etapa, além do vasto universo de informações oferecidas, trabalha-se no sentido da aquisição, desenvolvimento e domínio de habilidades e competências.


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  Ensino Fundamental II
Publicado em: 2010-11-10 | Postado por: Atuall Digital | Comentarios: (3)

No IFPJ, no Ensino Fundamental II, os alunos compartilham de uma educação enriquecedora, visando a conquista de seus ideais de vida e de ser humano, levando-os a vislumbrar seus valores, possibilitando construir laços afetivos que se pautam na vivência da solidariedade humana e da tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Os temas do mundo contemporâneo são parte efetiva do trabalho educativo, por isso são organizados com as perspectivas pedagógicas atuais, proporcionando ao aluno o desenvolvimento de atitudes conscientes e favorecendo o seu amadurecimento para o exercício da cidadania.


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  Ensino Fundamental I
Publicado em: 2010-11-10 | Postado por: Atuall Digital | Comentarios: (7)

No IFPJ, o Ensino Fundamental I tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprender, vivenciando a leitura, a escrita e o cálculo como meios para a compreensão do ambiente natural e social da criança.

Conhecer os valores, adquirir habilidades e competências, formar atitudes que fortalecem os vínculos com a família e com os outros, são os fundamentos de nosso trabalho, pautado pela seriedade, pela competência e pelo fascínio da descoberta.


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  Berçário
Publicado em: 2010-11-10 | Postado por: Atuall Digital | Comentarios: (3)

Nossa filosofia esta pautada na concepção de que através do brincar a criança aprende e se desenvolve. Neste contexto proporcionamos a estimulação, as rodas de música, as histórias e brincadeiras, oferecendo um diferencial significativo ao processo de aprendizagem da criança, do 0 a 3 anos de idade. O ambiente é algo a experimentar e conhecer, é por meio dos órgãos dos sentidos (visão, tato, audição, olfato e paladar) que interpretamos e reconhecemos o mundo ao nosso redor.

Neste processo, o espaço escolar auxilia no desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais e éticas, na perspectiva de contribuir na formação de crianças felizes e saudáveis.


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  Educação Integral
Publicado em: 2010-11-03 | Postado por: IFPJ | Comentarios: (0)

No Período integral IFPJ, o aluno tem o acompanhamento de monitores, que ajudam nas tarefas de casa, nos trabalhos, nos programas de estudo e na preparação para as provas. Além disso, as crianças participam de atividades no laboratório de informática e psicomotricidade na quadra ou piscina.

Ao contrário do que muitos pensam, a criança que permanece o dia inteiro na escola tem toda a liberdade desejada, pois o IFPJ respeita as necessidades de cada uma. Não há sobrecarga de atividades. Criatividade, imaginação e brincadeiras fazem parte de um processo harmonioso. Para o IFPJ, a brincadeira é a mais genuína linguagem infantil, que favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. É nas brincadeiras que as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais. No ato de brincar a criança estabelece diferentes vínculos, tomando consciência de si, dos outros e das situações.

O período integral IFPJ é diferente porque cabe ao professor-tutor a tarefa de individualizar as situações oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, assim como os conhecimentos que possuem e suas necessidades e ritmos próprios. Isso significa que no período integral se oferece à criança uma gama variada de experiências que responde, simultaneamente, às necessidades do grupo como um todo e às suas individualidades.


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